Festa da Peneda

A Festa da Peneda é uma das romarias mais antigas e importantes do Norte de Portugal, em honra à Nossa Senhora da Peneda. Realiza-se anualmente entre os dias 1 e 8 de Setembro. Durante esses 8 dias, junta milhares de pessoas do Minho e da Galiza.

Os dias mais importantes da Romaria da Peneda são o dia 5 e 6. O dia 5 é geralmente dedicado aos Espanhóis, são milhares os que atravessam a fronteira nesse dia para visitarem o Santuário. No dia 6, é o dia da festa, o mais importante de todos. Os peregrinos ficam geralmente instalados nos cartéis disponibilizados pela confraria.

O Terreiro (local que fica em frente ao Santuário), é o ponto de encontro dos Romeiros da Peneda. Aí, a concertina e o acordeão, fazem parte da animação da festa e entoam pelas pedras da montanha. Os cantares ao desafio e os ranchos folclóricos também são uma tradição nestes dias.
Mas o melhor mesmo é tirar uns dias nessa altura e vir visitar e desfrutar desta festa tão popular e tornar-se também num romeiro da Peneda...

Nenhum comentário: