Pantano - Serra da Peneda

O Pantano (local assim designado pelos locais), também conhecido por lagoa natural, fica situado num planalto perto do Lugar da Chã do Monte, à quota de 1.000 metros de altitude, na Serra da Peneda. Esta "mini-barragem", antigamente fornecia energia eléctrica ao Lugar da Peneda. Hoje em dia, serve essencialmente, de ponto de encontro de muitos animais que fazem o pasto à sua margem.

Este local é visitado por muitos turistas, que se aventuram a subir a íngreme encosta da Meadinha, mas no final, vale bem a pena. É um lugar magnífico para se passar uma tarde. O grande penedo que se encontra no meio do Pântano, também tem uma história curiosa. Dizem os mais antigos, que as mulheres que com a mão esquerda, conseguissem colocar uma pedra no cimo do penedo, no ano seguinte se casariam. Ainda hoje esta lenda perdura, visto que, são muitas as mulheres que se deslocam a este penedo, na esperança de casarem no ano seguinte.




3 comentários:

Dylan disse...

Isso é que é paixão pela natureza.
Parabéns pelo blog.

Alice Lobo disse...

Adorei as fotos !

Lorita disse...

Já estive no parque de Lamas de Mouro e visitei a serra várias vezes e um dos objectivos era ver este lugar magnifico de que já ouvi falar...

parabéns pelas fotos